terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nunca Trabalhe Sozinho

20130629-194636.jpg
Sei que parece muito simples, mas é realmente o segredo para desenvolver os outros. Sempre que quiser fazer algo, leve alguém com você. Isso não é necessariamente uma prática natural para muitos de nós. O modelo de aprendizado que se usa nos Estados Unidos (e no Brasil!) é o usados pelos gregos. É uma postura cognitiva de “sala de aula”, como a usada por Sócrates para ensinar Platão, que ensinou Aristóteles. Mas esse não é o único modelo disponível para desenvolver os outros. Também temos usado por outra cultura ancestral: os hebreus. O método deles era mais como um treinamento “mãos na massa”. Em todos esses anos em que passei melhorando e desenvolvendo os outros, nunca encontrei outra forma melhor de trabalhar:
Eu faço. Primeiro aprendo a fazer o trabalho. Preciso entender o porquê, também o como e tento aperfeiçoar minha habilidade.
Eu faço e você olha. Eu demonstro enquanto você observa e, durante o processo, explico o que estou fazendo e por quê.
Você faz e eu olho. Dou permissão e autoridade para você fazer o trabalho, mas fico junto para oferecer conselho, correção e encorajamento.
Você faz. Depois que for proficiente, eu saio e deixo-o trabalhar sozinho. Quem aprende sobe de nível e o professor está livre para tentar coisas mais desenvolvidas.
QUANDO TRABALHAR HOJE, LEVE ALGUÉM COM VOCÊ PARA QUE ELE POSSA APRENDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário